Ticker

6/recent/ticker-posts

Recent Post

Rode o Chrome OS no Ubuntu

Chrome OS Ă© talvez um dos maiores quase-vaporware do mercado. Desenvolvido pela Google e com uma mĂ£ozinha da Canonical, criadora do Ubuntu, o sistema operacional foi baseado no kernel Linux, mas tem um “jeito de ser” prĂ³prio. Criado para ser algo incrĂ­vel e desejado, ele nĂ£o alcançou seus objetivos.
Anunciado em 2009 ele prometia a revoluĂ§Ă£o por ser um sistema que estaria em todo lugar, por ser baseado na internet, especialmente nos produtos Google. Na visĂ£o da Gigante de Mountain View, todos usam o computador por um motivo em especial: internet. EntĂ£o nada melhor que um “sistema operacional-navegador de internet”. Quer editar um texto? Use o Google Docs em seu Chrome OS. Mesmo saindo do aplicativo seu texto estarĂ¡ disponĂ­vel em qualquer lugar que tiver uma conexĂ£o com a internet, alocado nos servidores da Google. Veja este vĂ­deo que explica o conceito do sistema. EstĂ¡ em um inglĂªs bem simples:
Em junho de 2011 finalmente ele veio oficialmente ao pĂºblico como produto comercial final, atravĂ©s do Chromebook, um notebook desenvolvido e comercializado em versões da Samsung e Acer, cujo sistema operacional Ă© o Google Chrome OS. As vendas foram um fracasso… um fracasso mesmo! A Acer, para se ter uma ideia, vendeu somente 5.000 notebooks nos primeiros meses no mercado.
chromebook
Este Ă© um Chromebook
Apesar do desempenho comercial e de pĂºblico ser muito diferente de seu parente Android, o Chrome OS nunca deixou de ser aprimorado. Hoje ele estĂ¡ muito melhor que em meados de 2009. Apesar da tentativa de tornĂ¡-lo popular, a Google nunca deixou o sistema facilmente disponĂ­vel para todos usarem.
Entretanto, por ser um projeto de cĂ³digo aberto, alguĂ©m sempre pega o que estĂ¡ disponĂ­vel e transforma em algo novo. Agora, nĂ£o precisa compilar tudo que estĂ¡ disponĂ­vel no site oficial do projeto e instalar em um equipamento. NĂ£o precisa nem instalar em um equipamento como Ă© de costume fazer. Quer testar o Chrome OS? Simplesmente teste dentro do Ubuntu!
O esloveno Janez Troha, o dz0ny, criou uma alternativa onde vocĂª loga no Ubuntu como se fosse um ambiente grĂ¡fico, deixando o Chrome OS pronto para ser usado e abusado. Mas o que precisa-se ter? Ubuntu 64-bit, e somente 64-bit e o pacote instalador, que Ă© obtido no seguinte endereço e instalado com 2 cliques:
Mas lembre-se. Tudo estĂ¡ em fase de testes ainda. Algumas coisas do sistema nĂ£o funcionam, importar de cĂ¢meras, USB, atualizações automĂ¡ticas e principalmente o indicador de bateria, que estĂ¡ completamente doido. AlĂ©m disso, nĂ£o custa falar, Ă© bom nĂ£o usar em computadores de produĂ§Ă£o, pois o aplicativo ainda nĂ£o Ă© versĂ£o final e pode conter bugs.
ApĂ³s instalar, dando 2 cliques no pacote .deb, vĂ¡ para tela de login do Ubuntu e selecione, perto do seu nome, no canto superior direito, o Chrome OS (Chromium OS, nome do projeto de cĂ³digo aberto).
Menu principal do Chrome OS. Todos os aplicativos baseados na internet
Agora que instalou e estĂ¡ usando, o que achou? Veja algumas screenshots que eu tirei da minha instalaĂ§Ă£o:





Postar um comentĂ¡rio

0 ComentĂ¡rios

Fique sempre atualizado!
Receba artigos por email!
Widget by Lucrar Com Blog Instale este widget
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...